domingo, 5 de março de 2017

Precisamos ser mais empáticos com quem quer fazer dieta ou mudar alimentação.

...cara, fazer dieta não é para qualquer um. Talvez por isso qdo uma pessoa emagrece muito a gente dá parabéns, não pq ela deixou de ser gorda ou que ser gorda seja algo ruim (vai do que vc quer para sua vida), mas pq é muito difícil mudar hábitos, deixar o açúcar que sim, é uma droga que atua no cérebro, que faz falta qdo a gente para de consumir ou parar de consumir alimentos processados - que querendo ou não, estão muito a mão e são muito mais acessíveis em todos os sentidos - seja no preço ou no fato de encontra-los em qualquer maldito lugar.

Fazer dieta não é para qualquer um, pois a alimentação esta na vida da gente 24h por dia. Vivemos em um mundo onde falam da importância da relação interpessoal e alimentação esta na socialização. A alimentação é profissão de muitos, ela é problema e solução...

Na minha vida a alimentação se tornou um amiga, só que aquela amiga que esta nas horas ruins, mas depois joga na sua cara o qto fez. Como muitas pessoas eu vinculei a alimentação como um refúgio dos meus maus dias, uma forma de conforto qdo me sinto péssima comigo (e isso é tão normal, mas não foi me ensinado como lidar com isso). Tudo pra mim é um grande drama, e não por mal... eu não sei lidar muito com meus sentimentos, principalmente com o fracasso e rejeição... talvez por eu ser virginiana, ou por ter sido cobrada a vida inteira em ser igual a todo mundo: ter sucesso = pagar as contas, não ser relaxada = não ser gorda.

Pagar as contas em dia na vdd não é sucesso, é apenas obrigação de todo cidadão honesto (o mínimo que se espera de alguém), e ser gorda - desculpe - não tem nada a ver com relaxo, não mesmo.

Sabe, estou escrevendo sem hipocrisia nenhuma. Sou gorda, talvez não tanto como eu era, mas ainda sou... talvez quem me vê fale que sou grande, enfim, eu não me encaixo no padrão reconhecido pela sociedade. Na verdade eu deveria estar bem feliz com isso, pq a vida inteira eu procurei/procuro ser diferente, ter uma identidade só minha, e eu acho que consegui - mas nessa porra de sociedade preconceituosa du caraio quem é diferente não é bem visto.

Por mais que minha vida foi procurando aceitação de qqr um que aparecesse e eu nunca vou ser compreendida por todos, pq a minha dor é só minha e só eu sei o que isso causa para mim. Para muitos eu sou uma idiota, uma besta, fraca, uma sem cérebro ou já cansou esse assunto, mas PQP! Se eu não consigo parar de falar é pq me causa algum tipo de dor, oh sem empatia do caraio!?!?!

Deixar hábitos ruins não é fácil. É difícil saber que algo depende só de vc e mesmo assim vc vem falhado há anos. Eu não aceito meu corpo 10kg mais gordo, não mesmo. Fui eu que causei isso em mim, e meus joelhos e lombar dependem de eu melhorar meu corpo para eu não sofrer qdo a maturidade chegar.

Todo mundo sabe que tudo em excesso faz mal, e um dia a vida cobra, seja ser muito magro, muito gordo, fazer muito exercício, não fazer nenhum exercício, ter muito músculo, não ter músculo algum... de alguma forma a vida vai cobrar, cabe a gente ser inteligente o bastante e saber que há meio dessa cobrança ser mais suave.

Lembro de um profissional de saúde que passa dieta para pessoas, que então era um amigo (pelo menos eu considerava)... uma vez vi ele numa postagem bem agressiva dando a entender o seguinte "só atendo vencedores" eu, como profissional de mkt falei que isso poderia afastar clientes ou futuro clientes a resposta foi: "não me interessa quem não consegue seguir uma dieta" - aquilo doeu, pq eu não consigo, rs enfim, fiquei sem resposta e hoje eu teria uma: meu caro, sorry, vc não é um profissional de saúde, vc não se importa com seus pacientes, vc só quer bonecos para vc colocar seu selo. Para mim isso não é querer o bem estar de quem vc atende, vai contra o que você estudou e se formou. Gostaria de saber como vc lida qdo um paciente ganha peso ao invés de perder? Surra no consultório? Será que consegue ser empático e pensar: talvez a dieta que passei não seja para essa pessoa, o que ele esta passando? será que tem problemas psicológicos? onde será que posso melhorar para que ele consiga?! Pense nisso, talvez seria o melhor diferencial para seu negócio que é igual a tantos outros: alguém que ajuda a melhorar não apenas o corpo, mas a relação do paciente consigo mesmo. (e isso não compete apenas a psicólogos).

ENFIM...

Eu me propus ter um ano de mudança, e ta foda, ta frustante... mas há pontos positivos: minha frequência na academia ta respeitável, parei de comer besteiras no trabalho (trabalho numa grande franqueadora na área de alimentação), parei de comer alimentos com farinha branca... enfim, acho que uma hora vai. Fora que mesmo com 10kg a mais eu estou me achando MARAVILHOSA, mais bonita do que nunca e isso é um grande avanço! Sem modéstia pq já fui muito na minha vida inteira.

olha que mara rs!

A única coisa que peço é que sejam compreensivos com quem esta querendo mudar... é difícil e doloroso... a gente fica chato mesmo, antissocial, então se nos ama, mas não quer nos ajudar, apenas compreenda a nossa escolha ou seja empático com ela.






Nenhum comentário:

Postar um comentário