quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Percepções...

...ontem no MBA a aula foi bem interessante.

Foi a última aula de Gestão de Capital Humano e a professora deu uma tarefa onde teríamos que colocar em etiquetas a percepcão que tínhamos de cada aluno, lógico que o primeiro pensamento que veio a minha mente foi "fudeu, vou ler o que eu não quero. Vou receber um monte de "chata", "grossa", "inconveniente"..." - Todos fizeram e depois a professora entregou para cada um a percepção que os demais tinham sobre a gente, e de fato eu me surpreendi, pq eram em grande parte percepções positivas da minha pessoa, com exceção de uma que eu até agora não entendi o sentido...

Percepções:
"ajuda aos outros"
"forte""
"sincera"
"sarcástica"
"legal"
"faladeira""
"do contra"

entre outras... engraçado que eu encanei com a que falava "Difícil"- sempre a gente se prende em algo que pode ter um sentido negativo, e todas as outras percepções positivas se tornam nada... Talvez o sentido nem seja negativo, mas realmente eu me encanei com esse "difícil"...

Coincidentemente antes da aula estava conversando com uma colega de classe e falando como eu me sentia escrota, e minha visão pessimista como pessoa, e ela só disse: "Vania, vc esta totalmente enganada, e a forma que vc se enxerga tenha certeza que não é como as pessoas te enxergam..." e acabou tendo isso na sala. Foi bom, parece besteira, mas essas pequenas palavras vindo de pessoas que na maioria não tem contato comigo ou só me analisam pela minha aparência e comportamento em aula ajudaram a elevar um pouco a minha autoestima.

Fui ensinada e sempre sou lembrada que não se pode passar a mão na cabeça, não se pode encobrir defeitos com qualidades, sou lembrada dos meus defeitos e de como sou "péssima"e o outros são "foda" todo o tempo e ontem o que li foi um refrigério no meio de tudo isso...

Estranho eu falar sobre isso num blog de treino/dieta - mas essa minha visão distorcida de mim seja aparência ou de como realmente sou faz com que eu acabe não acreditando em alguns resultados e tbm que acredite que não posso alcançar certos objetivos  e sonhos... Talvez seja por isso que desisto facilmente de tudo, pq por mais que as pessoas não falem isso diretamente para mim, muitas vezes com palavras elas acabam me desistimulando de muita coisa... Sim, não deveria ser tão deixada levar assim, mas quase 35 anos ouvindo que sou uma bosta de pessoa é bem difícil acreditar no contrário.

Por isso, se quer estimular alguém nunca será jogando seus defeitos em sua face.

Nenhum comentário:

Postar um comentário