sábado, 15 de agosto de 2015

Dia#8/150 Somos enganados todos dias qdo o assunto é alimentação.

Bom, estou na minha continua caminhada para conseguir um corpo mais saudável e menos gordo. Já tentei dietas da moda, restritivas, liberativas etc e etc, mas a única que nunca tentei foi: comer direito.

Comer direito não é comer de 3/3h, evitar certos alimentos, não exagerar. Comer direito é comer alimentos de verdade. Alimentos que vem da terra, que não passam por muitos processos para chegar a sua mesa. Isso eu nunca fiz. Sempre temos em mente que o correto é comer alimentos com menos açúcar e gorduras e isso não esta errado, mas vc sabia que somos enganados esse tempo todo...

Hoje assisti FED UP, um documentário esclarecedor, chocante e muito corajoso da parte de quem o fez que revela como o lucro e os lobistas de grandes corporações da indústria alimenticia vem antes do bem estar e saúde da população mundial. Isso não é novidade, mas muita coisa foi esclarecedora para mim.

Vivo indo atrás de alimentos ditos lights, sem gordura, etc - mas algo que nunca havia pensado: grande partes dos alimentos para perder calorias diminuem a quantidade de gordura em sua composição nutricional, mas um alimento sem gordura fica sem sabor, quase um papelão - então o que faz com que o alimento fique palatável: açúcar!!! Ou sejam trocam a gordura por açúcares - que podem vir com vários nomes em seus ingredientes: dextrose, amido de milho, goma, malto, frutose, etc... Aqui um artigo sobre os mil nomes do açúcar - clique aqui O grande foda é que o fígado para processar o açúcar acessa o pâncreas que ativa o hormônio da insulina e assim transforma o açúcar em gordura em nosso corpo. O açucar tbm está em formato de amido contido nas massas brancas e ele tbm será transformado em gordura.



Ai sempre pensamos, mas vou deixar de comer coisas gostosas, coisas maravilhosas para comer vegetais e fibras??? Essas coisas em grande parte só são extremamente gostosas pq fomos ensinados a gostar delas desde pequenos isso foi introduzido em nossas vidas... talvez se qdo pequenos não tivessemos sido apresentados a esses alimentos, talvez nosso paladar rejeitaria o excesso de doce e gordura... o grande problema é que açucar vicia tanto ou mais que cocaína por exemplo...

Enfim, eu fiquei de cara com isso... pq algo que chamou mais minha atenção no Doc, não foi apenas todas essas revelações e as nojeiras dos lobs, mas a ultima chamada: "vc pode fazer uma dieta de 30, 60, 90 dias com restrição de calorias, mas se continuar comendo alimentos ruins vai voltar a engordar! - e isso é uma realidade na minha vida... já emagreci, já engordei, emagreci de novo, engordei, e hoje me vejo muito acima de um peso ideal...já fui obesa não sou mais, graças a Deus, mas ainda luto contra o sobrepeso que destroi minha autoestima, minha saúde física e mental por comer mal...

Assim vou tentar viver uma vida sem alimentos processados, não pra sempre que isso é ser xiita demais e sei que talvez eu não consiga, mas tentar viver sem açucar, suprir isso através das frutas, de legumes e sementes e oleoginosas, tentar vencer o vício do acúcar, provavelmente posso derrapar, mas quem nunca tentou parar de fumar ou beber que teve recaídas?

Eu sou viciada em açúcar e não quero viver mais com esse vício... e vou tentar viver um dia de cada vez, começando de agora... quem quiser vir junto, seja bem vindo... quem quiser só acompanhar tbm!

Viver sem açúcares - Como diria o Barney Stinson 






Nenhum comentário:

Postar um comentário