...estou eu aqui no meu almoço - 1 sardinha em lata + tomatinhos - (delícia, não?) e lembrei que prometi a que daria algumas dicas possíveis de como emagrecer...
Tenho uma amiga, que como muitos(as) estão sem tempo, atenção voltada totalmente a um TCC ( e quem já fez sabe como é coisa do Demonho e é pior que internet pra tirar a gente da vida social), ansiosa com isso também - mas ta vendo só o ponteiro da balança aumentar, e meio que ta precisando fazer alguma coisa... se cuidar, pois a saúde pede!
Sabe, eu não sou o melhor exemplo pra dar dicas, até pq eu cometo deslizes horríveis, mas eu sempre me levanto - pareço até que brinco de vivo ou morto - mas lembro bem de qdo comecei a emagrecer - qdo tinha la meus 103kgs - lembro das atitudes que tomei e que me fizeram dar um passo importante para hoje poder buscar metas ousadas...
O que vou falar aqui são coisas extremamente simples, baratas - e de boa - pode não fazer você ter o corpo dos seus sonhos - sarado, durinho, etc - mas já vai ser o primeiro passo pra isso, e melhor - a balança vai parar de subir e pode até descer, e descer muito... - Na verdade são coisas obvias o que vou falar, mas tem gente que tá tão cego, achando que só vai emagrecer se entrar numa academia, ou comer só alface que nem começa a tentar mudar hábitos...
Qdo eu estava lá nos meus 103kg - só pequenas mudanças me fizeram perder 8kg em 2 meses! Nunca vou me esquecer disso...NUNCA!
DIMINUA AS PORÇÕES
Se vc acorda come dois pãezinhos com manteiga e um copo de café com leite - você pode muito bem comer 1 pãozinho, com pouca manteiga e optar pelo leite semi-desnatado/desnatado. Almoço vc come 2 colheres enormes de macarrão com salsicha - então coma 1 e se contente com isso! Leve fruta para o trabalho e coma no intervalo qdo a fome aparecer, ou gelatina light. (eu costumo fazer ela bem durinha, com menos água e assim ela resiste mais a ficar fora da geladeira). A noite ao invés de lotar o prato de arroz outros carboidratos (massas/grãos/etc) - prefira a salada e um pedaço pequeno de carne. Prefira carnes brancas: frango, peixe ou o ovinho (sem ser frito, tá?) são mais bem vindos do que carne vermelha.
FAÇA BOAS ESCOLHAS
Hábitos a gente ganha ao decorrer de uma vida, não vão embora de uma hora pra outra, mas se você começar a treinar a fazer boas escolhas, uma hora isso vai ser seu cotidiano - e por experiência própria, vc nem vai sentir falta (eu qdo invento de comer/beber coisas que fazem muito tempo que deixei de lado, eu passo muito mal... o corpo rejeita).
Exemplo de boas escolhas:
Água - ao invés de refrigerante, sucos industrializados e até mesmo alguns tipos de sucos naturais (que são extremamente calóricos) - Beba muita água. Muita - ela ajuda a limpar o organismo, e também ajuda acelerar o metabolismo, além de ajudar o funcionamento do intestino e outros órgãos.
Pão Integral ao invés de pão branco - ai vc deve pensar (mas não tenho grana pra comprar pão integral) - pensa comigo - 1 pacote de pão integral dura mais ou menos 1 semana, vc comendo 2/3 fatias por dia - pãozinho não tá tão barato assim não - paguei outro dia R$1,90 por 3 pães! 9 pães a este valor = a um pacote de pão integral. (mas não é pra comer o pão integral a vontade não, ele é tão calórico qto o pão branco).
Frituras por assados, grelhados e cozidos - qdo você frita um alimento você esta agregando o triplo de calórias a ele. E eu nem vou entrar aqui no quesito que aumenta colesterol, ruim para o estomago, etc... estamos falando apenas em engordar.
Iogurte ao invés de sorvete - (peguei pesado?) nem um pouco. Existem várias receitas bacanas que podem ser feitas com iogurte, uma delas é mousse que você faz com gelatina. Hoje também temos no mercado opções de frozen de iogurte - metade do valor calórico de um sorvete... Mas pelo amor de DEUS, não vai me meter calda de chocolate, balas, farofinha de castanha de caju e cia... PLEASE!!! No máximo uma fruta e olha lá... Picolés de frutas feitos a base de água tbm são boas escolhas - prefira sabores cítricos... Sorbet também são boas escolhas qdo não dá pra aguentar a vontade de um sorvete de massa - Sorbet são massas de sorvetes feitas a base de água. (mas sempre com moderação).
Carne Branca ao invés da vermelha. Carne vermelha é importante, mas ela possui muito mais gorduras "ruins" do que as brancas, e também sua digestão é mais demorada. Prefira carnes brancas e deixe a carne vermelha para 2/3x por semana apenas.
TIRE AS PORCARIAS DE SUA VIDA
Álcool é gostoso - ah sim, é bem bom...uma caipirinha de morango, lotada de açúcar, geladinha, hmmmmm - Mas um suco de morango é tão gostoso qto. Álcool é feito do que? De cana de açúcar, e Cana de açúcar faz o que também? Açúcar - muito bem! Então não me venha dizer que álcool não é calórico... de busca no google e chore. Também não to dizendo pra você nunca mais na sua vida não tomar álcool (eu tirei, mas foi uma decisão minha...), mas pqp vc quer perder peso, não quer? Então bebidas alcoólicas não te pertencem mais... mesmo tequilas/vodkas etc que não provem da cana de açúcar...
"Segundo o médico Marcos Tambascia, professor da disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), "as bebidas alcoólicas causam uma irritação gástrica e o indivíduo acaba comendo mais para amenizar os efeitos do processo irritativo". Lembra do tira-gosto? Tambascia acrescenta: "No caso das bebidas fermentadas, você às vezes acaba perdendo o controle. Cerveja, por exemplo, é uma coisa que você perde a conta". (Fonte: Terra)"
Refrigerantes são lotados de açúcar e sem nenhum valor nutricional. Aliás, neles só tem química. Química por química, prefira sucos estilo clight, não estou fazendo propaganda da marca, mas agora eles têm versões com menos sódio. E por falar em sódio as versões diet/light de refrigerantes são lotadas deles.
COMIDA NÃO É SUA AMIGA
Brigou com o namorado, a vida ta uma merda, ninguém te ama ninguém te quer... e seu patrão ainda enche seu maravilhoso saco... pois é, quantas vezes eu já descontei minhas frustrações em um saco de doritos, uma barra de chocolate e vários é vários pacotes de bolacha recheada - e só melhora na hora, depois vc chega na frente do espelho chorando e diz: "O QUE EU FIZ COMIGO?" e a balança tbm ri da sua cara.
Resumo, se tava ruim, ficou pior - pq agora além de problemas do dia a dia, vc tem agora sua saúde/peso para se preocupar - fora que talvez tenha que gastar dinheiro comprando roupa, pq as que vc tem agora não servem, pq estão apertadas... E roupas para gordinhos são mais caras - eu sei pq já usei 54! Uma camiseta que custa 40 conto para modelagens "normais", para uma modelagem XGG vai custar 60,00 - eu tbm ja usei XGG!!!
TUDO TEM SUA HORA.
Ta pedindo arrego, ta difícil Uma dica - faz assim. Se você fizer tudo direitinho na semana - escolha um dia no FDS e se dê o prazer de saborear algo que goste, com moderação, por favor... Quantas vezes eu fiz isso e na segunda fui me pesar - todo meu sacrifício de uma semana tinha sido jogado no lixo em 1/2 dias...
TRANSFORME O GASTO COM BESTEIRAS EM PRESENTES
Você deixou de tomar aquela coca-cola no almoço (economizou: R$3,00), resistiu a torta de frango na padaria (economizou R$ 5,00), conseguiu não passar na banca e comprar o salgadinho pra ir comendo no ônibus (economizou R$ 1,50) - Contabilizando em um dia você economizou: R$ 9,50 - então já que você ia gastar mesmo...faça um cofrinho e coloco o valor nele - ao final do seu sacrifício pegue o dinheiro que juntou e compre uma roupa nova, algo bacana e que vc se sinta muito bem!
SEM TEMPO PARA EXERCÍCIOS
Eu não posso ir a academia todos os dias, pois vou para uma empresa prestar serviço, então eu acordo mais cedo faço abdominal, e como frequento a estação pinheiros que tem 5 escadas enormes - eu subo aquilo correndo ou em passadas rápidas...rsrsrs é pouco, mas ajuda.
Também costumo sempre andar um pouquinho mais, opto pela escada normal a rolante. Desço um ponto antes do que seria o ideal, ás vezes vou andando de uma parada a outra, em certos itinerários. Costumava tbm pular corda em casa, e qdo não tinha corda fazia os movimentos - como se estivesse pulando com a corda (mas ai precisa de um bom tênis com amortecedor) - Danço em casa sozinha (pq tenho vergonha, né?). Procuro exercícios na internet que eu possa fazer sem precisar de nenhum assessório ou coisa do tipo... vou caçando coisas...
Enfim, hoje eu sou uma viciada em academia e aprendendo a fazer dieta... eu adoro comer, gente, sério. Sou gordinha pq sou boa de garfo e adoro doces - mas posso falar pra vocês com conhecimento de causa - que é muuuuuuuuuuito melhor uma roupa entrar e ficar linda no corpo - do que um pedaço de chocolate (tudo bem, que vai do momento...haaaahaah), mas ainda sim prefiro entrar na roupa...! ;) - Sem contar os aspectos de saúde: Eu tenho muito mais disposição para as coisas, qdo estou com peso menor andar é melhor, fazer meu trabalho é melhor, durmo melhor, o estomago não dói, nem lembro que tenho gastrite, sexo é melhor, tudo é melhor!!! ...
Boa sorte pra nós!
Dia 15/10 começo nova dieta - rumo aos meus tão queridos 70kgs - pretendo relatar tudo bem direitinho! Quem quiser acompanhar - fique avonts! ^^
Nenhum comentário:
Postar um comentário